Clicky

Controle de Qualidade

O projeto de Controle de Qualidade visa garantir a funcionalidade de cada versão lançada e a melhoria gradual do produto. A estabilização de tal projeto no BrOffice.org trará diversos benefícios. Dentre eles, as versões devem passar a ser lançadas logo após a versão em inglês.

Quanto mais ajuda que tenhamos da comunidade, maior o sucesso para o BrOffice.org como um todo.

A comunidade pode ajudar no projeto reportando os defeitos encontrados durante a utilização do BrOffice.org e as melhorias desejadas. Para isto fazemos uso de um sistema de controle de bilhetes chamado ‘Trac’.

Usando o Trac – sistema de controle de bilhetes

Visão geral do sistema

São utilizados bilhetes tanto para defeitos quanto melhorias. Cada bilhete possui as informações pertinentes, além de poder ter comentários adicionados e a evolução acompanhada.
Antes de submeter um novo bilhete, é aconselhável procurar para verificar se já não existe um semelhante. A consulta aos já cadastrados pode ser feita em https://broffice.org/sobre.
Estamos, no momento, com uma conta ‘convidado’, senha ‘convidado’ para que a comunidade possa usar o Trac, infelizmente o cadastro não está liberado por motivos de spam. Leia a respectiva seção abaixo mara maiores informações de como proceder.

Reportando defeitos

Para reportar defeitos, é importante colocar uma descrição detalhada, se possível um passo a passo de como reproduzir a falha. Os campos referentes à versão do BrOffice.org que se está usando, o componente no qual a falha ocorreu, além da descrição e de um breve resumo que o descreva.
Um bom exemplo de resumo é:
“inserir gráficos não funciona corretamente”
um mau exemplo seria:
“problemas com gráficos” ou “erro!”.

Reportando melhorias

Para sugerir uma melhoria, basta indicar qual o componente na qual ela se encaixe, além de fornecer o sumário e uma descrição, o mais detalhada possível, sobre ela.
Caso seja uma comparação com outro programa, de qualquer forma é bom que a descreva ao invés de somente mencionar, pois muitos podem não conhecer esta determinada característica.

Ajudando com os testes

No processo de liberar uma nova versão, temos duas baterias de testes: uma de testes automatizados e outra de testes manuais. Os testes manuais são os que demandam um número maior de usuários colaborando.

Testes manuais

Seguem uma estrutura rígida, com casos especificados, contemplando o uso cotidiano do programa. A ênfase deles atualmente é em localização, isto é, verificar que os diálogos exibidos são corretos, estão traduzidos, etc. São testes bem simples e rápidos, podendo ser feitos por pessoas com pouca experiência. Sinta-se tentado a obter maiores informações sobre os testes de localização e participar, se possível.

Testes automatizados

Substituem grande parte dos testes que antigamente eram feitos manualmente. Eles simulam desde o registro inicial do programa, salvar e abrir vários tipos de arquivos até inserção de imagens. Precisam rodar apenas uma vez por semana, em todas as plataformas suportadas. A duração deles é de aproximadamente 15 horas e o computador, ou máquina virtual, não deve ser usado para outros fins. Caso tenha disponibilidade, interesse em ajudar ou queira saber mais informações, consulte nossa página na wiki sobre a ferramenta utilizada, o TestTool.

Coordenação

Caio Tiago Oliveira

Contato

Caso se interesse e deseje colaborar com os testes, entre em contato através do email AQUI.

Add Comment