Clicky

Palestrantes | 2º Encontro Nacional do BrOffice.org

Palestrantes

Conheça um pouco mais sobre nossos palestrantes.

Claudemir Ivan – Prodam – Manaus/AM
Analista de sistemas especialista em desenvolvimento de sistemas utilizando software livre. Trabalha na área de informática há 19 anos. Desde 2001 tem se dedicado aos estudos de lingüística e software livre.
Claudio F Filho – OpenOffice.org/BrOffice.org – Cuiabá/MT
Graduado em Sistemas de Informação, trabalha com TI desde 1988, e com Linux desde 1994. No mundo do software livre, iniciou em 2001 com a localização do OpenOffice.org para o português do Brasil, e criou as comunidades brasileiras do PostgreSQL e Mozilla. Atualmente, trabalha na Secretaria de Fazenda de Estado do Mato Grosso.
Suso Baleato – Mancomun.org – Galícia/Espanha
Nasceu na Alemanha em 1974. Coordenador do Mancomun.org, a Iniciativa Galega pelo Software Livre, promovida pela Direção Geral de Promoção Industrial e da Sociedade da Informação, Conselho de Inovação e Indústria do Governo da Galícia. De formação interdisciplinar, atribuiu-lhe a publicação do primeiro blog em língua romance e a fundação de distintos projetos de comunicação social na rede.
John McCreesh – OpenOffice.org – Escócia/Reino Unido
Ocupou diversos cargos como gerente senior de tecnologia da informação em empresas fabricantes de chips como Motorola, Grupo Forbo e o grupo RBS. Em seu tempo livre, John também contribuiu em diversos projetos de código aberto, tendo criado o phpMyEdit em 2000 até se tornar Líder do Projeto de Marketing do OpenOffice em 2006. John escreve sobre TI e outras questões tanto para a mídia impressa quanto online. Seu apoio à comunidade de código aberto se alinha com seus outros interesses não relacionados a TI, como sustentabilidade e sistemas economicos justos.
Jomar Silva – ODF Alliance – São Paulo/SP
Jomar Silva é engenheiro eletrônico, pós graduado em gestão de projetos e desenvolvimento de sistemas e é o Diretor Geral da ODF Alliance Chapter Brasil. Atua no mercado de TI desde 1996, com ênfase no desenvolvimento de software em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento para empresas do setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. Atua ainda como “advisor” em padrões abertos junto a indústria de software.
Marcos Mazoni – SERPRO – Brasília/DF
Mazoni é um dos precursores dos sistemas de informática em softwares livres no Brasil, tendo coordenado o I Fórum Internacional de Software Livre realizado em Porto Alegre em 2000; também é membro do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepa).
Na Celepar, Mazoni foi responsável por inúmeros avanços que mudaram o perfil da Empresa, entre eles, a adoção do Programa de Software Livre que possibilitou o desenvolvimento de soluções e produtos inovadores para os órgãos de Governo, e atualmente é Diretor-Presidente do SERPRO.
Michael Bemmer – Sun Microsystem – Hamburgo/Alemanha
Michael Bemmer é diretor na Sun Microsystems, responsável pela Engenharia do OpenOffice.org/StarOffice, o qual está alocado em Hamburgo/Alemanha. Ele trabalhou para a StarDivision, respectivamente à Sun 12 anos atrás. Ele fez Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Hamburg-Harburg.
Roberto Salomon – IBM – Brasília/DF
Engenheiro de Software pelo Georgia Institute of Technology – GeorgiaTec. É Arquiteto de Software Sênior para a IBM do Brasil atendendo primariamente o setor SMB para as regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste. Usuário e membro da comunidade OpenOffice.org desde o seu anúncio em 2001, foi co-lead do l10n pt-BR e hoje é membro do conselho da ONG BrOffice.org – Projeto Brasil.

Add Comment