Clicky

Memória da Cerimônia de Entrega do Prêmio Vôo Livre

O Projeto de Documentação recupera um dos momentos marcantes da trajetória do projeto BrOffice.org. No dia 5 de novembro de 2006, durante a seção de encerramento do CONISLI 2006 – Congresso Internacional de Software Livre, no Palácio de Convenções do Anhembi em São Paulo, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Vôo Livre, destinado a reconhecer a fundamental importância do apoio de pessoas e instituições durante a trajetória de crescimento do projeto.

Prêmio Vôo Livre
Prêmio Vôo Livre
 

O prêmio Vôo Livre foi idealizado em setembro de 2006. A partir da proposta inicial de Claudio Ferreira Filho, coordenador geral do projeto e presidente da ONG BrOffice.org, e de Sincero Zeferino Filho, sócio da ONG BrOffice.org e criador artístico do prêmio, seis nomes foram escolhidos para receber a premiação, além da homenagem especial a outros três colaboradores fundamentais do projeto.

Foram agraciados com o Prêmio Vôo Livre:
David Emmerich Jourdain – FAMEG;
Gustavo Celso Mazzariol – Metrô-SP;
Marco Aurelio Visintin – POP-PR/RNP;
Marcos Vinícius Ferreira Mazoni -CELEPAR;
Rubens Queiroz de Almeida – UNICAMP;
Sérgio Amadeu – Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Receberam a homenagem especial:
Olga Yamadera – Metrô-SP;
Carlos Cecconi – ONG Rede Livre;
Carlos Menezes – Projeto CoGrOO.

Texto do cerimonial de entrega do Prêmio Vôo Livre

Em 2002, uma comunidade de voluntários se formou com a missão de adaptar o OpenOffice.org para o português brasileiro, sob a denominação OpenOffice.org.br.

A partir de então, além da tradução, o projeto OpenOffice.org.br passou a organizar e desenvolver funcionalidades específicas para a versão brasileira do pacote. Foram criadas as listas de discussão, o projeto de Documentação, o Rau-tu, o projeto Extras e finalizadas as traduções das aplicações e da ajuda do software, entre outras atividades.

O período coincide, também, com a organização de comunidades de Software Livre espalhadas por todo o Brasil. Pela sua popularidade e organização, o projeto OpenOffice.org.br passou a ser uma das referências dentro do cenário do Software Livre brasileiro, disseminando a utilização do pacote de aplicativos, para usuários, empresas, entidades governamentais e organizações em geral.

No dia 25 de janeiro de 2006, foi anunciado oficialmente o lançamento da ONG BrOffice.org, que passou a organizar as atividades da comunidade OpenOffice.org.br. Apesar da mudança de nome, o BrOffice.org continuou representando o OpenOffice.org, com a garantia de todos os instrumentos jurídicos de proteção à marca BrOffice.org. A missão definida para a ONG alinhou-se às atividades da comunidade já em curso e inclui apoiar e desenvolver ações para fomentar a comunidade brasileira do BrOffice.org e seus projetos relacionados. Entre os objetivos da ONG BrOffice.org incluem-se a difusão do Software Livre e de Código Aberto, a sustentação do projeto BrOffice.org e a promoção do voluntariado.

Com o objetivo de demonstrar o agradecimento do Projeto BrOffice.org às pessoas e instituições que colaboraram decisivamente para a estruturação e divulgação do projeto durante os seus quatro anos de existência, nasceu o Prêmio Vôo Livre.

A criação artística do prêmio foi responsabilidade de Sincero Zeferino Filho, coordenador do projeto Escritório Aberto do BrOffice.org.

Antes da entrega do Prêmio Vôo Livre, faremos um agradecimento especial a pessoas que tiveram papel de destaque na colaboração para o BrOffice.org.

Iniciando a premiação dos agradecimentos especiais, chamamos Sandra Barros Martins, sócia-fundadora da ONG BrOffice.org para entregar a homenagem especial a Olga Yamadera, coordenadora da área de atendimento da Companhia do Metropolitando de São Paulo.

Olga Yamadera e Sandra Barros
Olga Yamadera e Sandra Barros

Para entregar a segunda homenagem, chamamos Leonardo César, representando o projeto PostgreSQL BR e os demais projetos amigos do BrOffice.org, que entregará a placa de agradecimento para Carlos Menezes, coordenador do Projeto do corretor gramatical CoGrOO.

Também é homenageado Carlos Cecconi, secretário da ONG Rede Livre de Compartilhamento da Cultura Digital, a quem saudamos com uma salva de palmas.

A seguir, daremos início a entrega do Prêmio Vôo Livre.

Para a entrega do Prêmio Vôo Livre ao primeiro homenageado, chamamos Roberto Salomon, sócio-fundador da ONG BrOffice.org e coordenador do projeto de tradução do BrOffice.org.

Roberto entregará o prêmio para David Emmerich Jourdain, Diretor de Tecnologia da Faculdade Metropolitana de Guaramim – FAMEG.

Chamamos, agora, Júlio Neves, que entregará o prêmio ao segundo homenageado Gustavo Celso Mazzariol, Gerente de Tecnologia da Informação da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Gustavo Mazzariol e Júlio Neves
Gustavo Mazzariol e Júlio Neves
Convidamos Ralf Braga, da organização da quarta edição do Congresso Internacional de Software Livre – CONISLI, para a entrega do terceiro prêmio para Marco Aurelio Visintin, coordenador do POP-PR/RNP.

Ralf Braga e Marco Aurelio Visintin
Ralf Braga e Marco Aurelio Visintin
 

Representando os projetos de Inclusão Digital amigos do BrOffice.org, chamamos, para entregar o quarto prêmio Vôo Livre, Beá Tibiriça, da ONG Coletivo Digital, que entregará o prêmio para Marcos Vinícius Ferreira Mazoni, Presidente da CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná, representado, nesta ocasião, por Julian Fagotti, Assessor de Assuntos Institucionais da CELEPAR.

Julian Fagotti e Beá Tibiriça
Julian Fagotti e Beá Tibiriça

Para a entrega do quinto prêmio, chamamos Sincero Zeferino Filho, criado artístico do Prêmio Vôo Livre e coordenador do projeto Escritório Aberto do BrOffice.org, que entregará a premiação para Rubens Queiroz de Almeida, Diretor da Divisão de Serviços à Comunidade do Centro de Computação da UNICAMP.

Rubens Queiroz e Sincero Zeferino
Rubens Queiroz e Sincero Zeferino
 

Para a entrega do sexto e último prêmio Vôo Livre, convidamos Hugo Cisneiros, do Projeto Fedora Brasil, que entregará o prêmio para Sérgio Amadeu da Silveira, professor de pós-graduação da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Agradecendo a todos os participantes, premiados e homenageados e a organização da quarta edição do Congresso Internacional Software Livre – CONISLI, passo a palavra para o coordenador geral do Projeto OpenOffice.org no Brasil e presidente da ONG BrOffice.org, Claudio Ferreira Filho.

Após a entrega do Prêmio Vôo Livre, Claudio Ferreira Filho, visivelmente emocionado, agradeceu o apoio ao projeto BrOffice.org, relatando a importância e a contribuição de cada um dos premiados. Fazendo uma retrospectiva dos desafios enfrentados, Claudio destacou a força do trabalho colaborativo e o valor de cada pequena contribuição ao projeto. Agradecendo à organização do CONISLI 2006 e a todos os presentes, Claudio encerrou a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Vôo Livre.

Claudio Ferreira Filho - presidente da ONG BrOffice.org
Claudio Ferreira Filho – presidente da ONG BrOffice.org
 

Sincero Zeferino Filho - criador artístico do Prêmio Vôo Livre
Sincero Zeferino Filho – criador artístico do Prêmio Vôo Livre
 

Equipe BrOffice.org no Conisli: Sincero, Fábio, Marcus, Claudio, Olivier e Salomon
Equipe BrOffice.org no Conisli: Sincero, Fábio, Marcus, Claudio, Olivier e Salomon
Cerimônia de entrega do Prêmio Vôo Livre:
Coordenação: Claudio Ferreira Filho
Criação Artística: Sincero Zeferino Filho
Equipe São Paulo: Sandra Barros, Tânia Teruel, Olivier Hallot
Cerimonial: Gustavo Pacheco, Roberto Salomon
Apresentação: Gustavo Pacheco
Fotos e Filmagem: Sandra Barros, Marcus Diogo da Silva

Quadro societário da ONG BrOffice.org Projeto Brasil em novembro de 2006:
Claudio Ferreira Filho – Presidente
Olivier Hallot – Diretor Financeiro
Sandra Regina Barros – sócia-fundadora
Tânia Vasconcellos Teruel – sócia-fundadora
Gustavo Buzzatti Pacheco – sócio-fundador
Roberto Salomon – sócio-fundador
Murillo Lamas – sócio-fundador
Sincero Zeferino Filho – sócio
Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva – sócio

Add Comment